DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E HARDWARE

A Microio é uma empresa de inovação na área da sistemas de informação e eletrónica, especializada na criação de soluções integradas de Software e Hardware, as quais podem inicialmente ser desenvolvidas à medida e posteriormente serem transformadas em soluções e produtos verticais. Os produtos e serviços desenvolvidos têm a particularidade de serem versáteis, adaptando-se ao cliente e utilizando um conjunto de tecnologias que integram software, sistemas ciber-físicos e comunicações (redes cabladas, redes sem fios, redes móveis, …).

A Microio nasceu no seio da Universidade de Aveiro, em 1998, na Incubadora de Empresas IEUA com a qual tem mantido, até hoje, estreitas ligações, promovendo, acima de tudo, inovação, criatividade e conhecimento. Esta ligação reflete-se no recrutamento de profissionais de várias áreas, na inclusão de Estágios, Mestrados e mesmo de um Doutoramento em empresa.

A Microio valoriza essencialmente a comunicação com os seus clientes, potenciando as sinergias e criando produtos e serviços inovadores, nos quais integra com frequência o resultado das atividades de I&D. Esta postura tem resultado no registo de patentes nacionais e internacionais em várias áreas como pagamentos, comunicações e sistemas.

É de salientar a certificação do seu Sistema de Gestão Integrado, abrangendo a certificação no Sistema de Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2015 bem como a certificação na norma de segurança de informação NP EN ISO/IEC 27001:2013.

O NOSSO PERCURSO

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1998
2000

1º Sistema de Gestão Termal nas Termas de Monfortinho – Grupo BES
2002
2004

Implementação de controlo de acessos nas lojas Vodafone no Parque das Nações
2006

SIGE selecionado pelo Totta para produto TottaEscolas

Início de I&D via NITEC
2007
2008

Implementação do sistema Unicard Kids na Câmara Municipal de Aveiro (36 Escolas – 7 Agrupamentos)
2009
2010

Primeiro produto iniciativa M2M Optimus Connect – Unicard AnyWhere

Líder de mercado em escolas (ultrapassa 500.000 alunos)
2011

Implementação do sistema Unicard Kids – Câmara Municipal Almada

Desenvolvimento de um sistema de gestão de lavandarias – cliente UBI

Início do processo de internacionalização (Brasil, Angola e Cabo Verde)

Doutoramento na empresa, na área de Engª Informática, P. Bartolomeu “Comunicações Sem-Fios de Tempo-Real para Ambientes Abertos”
2012

Desenvolvimento de um sistema de gestão de chuveiros – cliente UBI

Implementação do sistema Unicard Business na Universidade de Lisboa

Certificação Internacional em ITMARK e do Sistema de Gestão Integrado,
de acordo com a norma NP4457
2013
2015

Conclusão do Projeto SmartBikemotion, QREN Nº 38937, Desenvolvimento de sistemas de informação para bicicletas elétricas partilhadas

QREN – SI I&DT nº 30161,“Conceção e Desenvolvimento de Sistema de Controlo de Estacionamento Inteligente”

DHT-Mesh FCT:  Estudo de metodologias para deployment de redes mesh baseadas em 802.11p (Projeto FCT com FEUP)
2016

PATENTE INTERNACIONAL aprovada nos EUA – “Técnica e dispositivo para a captura de um canal de comunicações partilhado entre bandas de contenção”
2017

Internacionalização México – implementação do Unicard School no Colégio The American School Foundation, México
2018
2019
2020

Início da Descentralização de Competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais no domínio da ação social

PME Líder 2020
2021

Reconhecimento atribuído à Microio de empresa com Estatuto INOVADORA COTEC 2021

A NOSSA EQUIPA

ADMINISTRAÇÃO
José Fonseca  Sócio

João Pinho  Sócio Gerente

Luís Tavares Sócio Gerente

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
Mónica Silva  Assessora Geral

Daniela Martins  Assistente Administrativa

Andreia Parada  Assessora de Logística

DEPARTAMENTO COMERCIAL
Ricardo Filipe  Diretor Comercial
DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO
Carlos Franco  Diretor de Desenvolvimento e Responsável de Segurança

Fábio Alvim  Programador

Renato Fernandes  Programador

Pedro Silva  Programador

José Neves  Programador

Tânia Santos  Designer

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
Danilo  Saraiva  Analista de Sistemas

Ricardo  Abreu  Analista de Sistemas

Ricardo  Bandeira  Analista de Sistemas

Luís Ferreira  Analista de Sistemas

QUALIDADE E ENTREGA
Filipa Tavares  Tester
OPERAÇÕES
António Pedrosa  Diretor de Informática

Bruno Tavares  Técnico de Informática

Pedro Alvarenga  Técnico de Eletrónica

Daniel Santos Técnico de Eletrónica

Mário Caramujo  Responsável de Apoio ao cliente

Filipa Tavares Apoio ao Cliente

Rafael Santos  Apoio ao Cliente

Rafael Laranjeiro  Apoio ao Cliente

Miguel Coutinho  Apoio ao Cliente

Diogo Oliveira  Apoio ao Cliente