PASMO – Plataforma Aberta para o Desenvolvimento e Experimentação de Soluções para a Mobilidade
O projeto PASMO destacou o sistema de estacionamento inteligente da Microio.
O principal objetivo do projeto PASMO é a conceção, implementação no terreno e disponibilização de uma plataforma de suporte à mobilidade inteligente. Pretende-se uma plafaforma aberta à experimentação participativa de empresas para testar (tecnologia) e validar (mercado) equipamentos, protocolos, processos, aplicações, standards e serviços.
A plataforma PASMO – Plataforma Aberta para o desenvolvimento e experimentação de Soluções para Mobilidade será constituída por três subsistemas, espelhando as diferentes camadas dos sistemas inteligentes de transportes: recolha de dados (estradas, ferrovias e recursos veiculares), transferência de dados (telecomunicações e infraestrutura de dados), e aplicações. Estes componentes, com equipamentos, interfaces e dados abertos, serão integrados e disponibilizados para experimentação às empresas, após 12 meses de desenvolvimento do projeto. Daí originará o que poderá vir a ser um ecossistema de Inovação aberta (Living Lab) na área dos Sistemas e Serviços Inteligentes de Transporte (ITS – Intelligent Transport Systems and Services) na região centro.
Os Sistemas e Serviços Inteligentes de Transporte constituem aplicações avançadas que visam proporcionar serviços inovadores relacionados com diferentes modos de transporte, a fim de tornar o uso das redes de transporte mais seguro, mais eficaz, mais confiável, mais coordenado e “mais inteligente”.
A Microio esteve presente na apresentação publica do workshop do Projeto PASMO, organizado pelo Instituto de Telecomunicações, na Costa Nova, Aveiro, Portugal. O projeto SEI tem por base características e funcionalidades provenientes do desenvolvimento do projeto de I&DT SEI – Conceção e desenvolvimento de Sistema de Controlo de Estacionamento Inteligente (S.I. QREN, concluído em 2015). A solução tem vindo a ser continuamente melhorada a todos os níveis, quer em termos da sensorização, camada de comunicações ou plataformas de utilizador e interoperabilidade.