Evento de encerramento do projeto Future Cities
Evento de encerramento do projeto Future Cities, no próximo dia 25 de Setembro, no Mosteiro de São Bento da Vitória (Porto).
O encerramento do projeto Future Cities pretende apresentar os resultados do projeto e o impacto gerado na cidade do Porto.
Future Cities é um projeto da Universidade do Porto, com uma natureza multidisciplinar, envolvendo grupos de investigação de várias faculdades (FEUP, FPCEUP, FCUP) e empresas, entre as quais, a Microio.
Neste projeto, a Microio foi responsável pelo desenvolvimento e teste de uma plataforma de aquisição de dados ambientais para instalação em pontos fixos e móveis (autocarros da STCP) da cidade do Porto. A plataforma desenvolvida pela Microio permite a aquisição de dados de temperatura, humidade, precipitação, velocidade do vento, direção do vento, luminosidade, ruído, radiação solar, partículas, monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de azoto (NO2), ozono (O3) e compostos orgânicos voláteis (VOCs), realizando para isso, todo o interface, acondicionamento de sinal, processamento, cálculo e envio dos dados para o elemento host.
Porto Digital vai herdar infra-estrutura do Future Cities, a associação vai passar a ser um operador de cidade e gerir a rede de transmissão de dados instalada pelo projeto europeu.
O projeto Future Cities terminou. Três anos e 2,3 milhões de fundos europeus depois, na cidade do Porto fervilham ainda projectos, e algumas novas empresas, que apontam para um futuro em que cada cidadão é, ele próprio, um sensor que recolhe dados sobre si, e sobre o ambiente urbano, onde circulam veículos que transmitem esses dados. Essa rede veicular deverá passar a ser gerida pela Associação Porto Digital, e colocada ao serviço de entidades públicas e privadas, que queiram desenvolver aplicações a partir da informação partilhada.