O projeto DHT-Mesh utiliza serviços baseados em “Distributed Hash Tables” DHT para tornar o processo de roteamento e de procura de estações menos dependentes da difusão de mensagens, e em consequência mais escaláveis. As DHTs utilizadas no projeto funcionam no nível da camada de ligação de dados e são implementações distribuídas de “hash tables” que permitem um mapeamento eficiente de uma chave em dados relevantes.

Este projeto endereça o problema da escalabilidade em duas vertentes:
• Primeiro, eliminando a necessidade de difundir informação para efetuar o roteamento para nós que não são de rede, o que permite reduzir significativamente a dimensão das tabelas de roteamento.
• Em segundo lugar, através da criação de “clusters”, ou seja, de agrupamentos de nós vizinhos, o que permite reduzir o número de mensagens trocadas por difusão para efetuar o roteamento entre nós de “clusters” diferentes.

Finalmente, os serviços WMNs propostos serão implementados sobre uma aplicação de sistemas de saúde para monitorizar sinais críticos de pacientes, e para rastrear tanto pacientes como médicos, num ambiente hospitalar. Um serviço de localização para localizar pessoas no ambiente da WMNs será adicionado aos serviços baseados em DHT anteriormente descritos. Esse serviço de camada física é fundamental também para uma grande diversidade de aplicações.

Numa perspetiva económica, essa aplicação de sistema de saúde é um domínio de aplicação altamente relevante que se adequa claramente ao propósito deste projeto.

CONCLUSÃO DO PROJETO

O projeto “DHT-Mesh: Serviços baseados em DHT para melhorar a escalabilidade de Redes em Malha com Elevada disponibilidade” foi concluído com sucesso, em 2014, com a seguinte apreciação do júri:

“Os objectivos científicos previstos foram plenamente atingidos. Os resultados evidenciam grande qualidade científica, nomeadamente ao nível das publicações em revistas internacionais com referee. O projecto contribuiu para a formação de jovens investigadores e para a projecção internacional da equipa envolvida.”

*** Membros do Painel de Avaliação Final – Engenharia Eletrotécnica ***

(Coord.) Leonel Augusto Pires Seabra Sousa (INESC ID – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores).
Fernando Manuel Ferreira Lobo Pereira (DEEC, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).
Luis Miguel Teixeira d´Avila Pinto da Silveira (INESC ID – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores).
Mário Alexandre Teles de Figueiredo (Instituto de Telecomunicações – Instituto Superior Técnico).
Nuno Miguel Gonçalves Borges de Carvalho (Instituto de Telecomunicacoes).
Pedro Manuel Santos de Carvalho (Instituto Superior Técnico).
Urbano José Carreira Nunes (Universidade de Coimbra).

CONSÓRCIO DE EMPRESAS
logos_dht-mesh
logos_dht-mesh_FCT