Citibrain

De forma a consolidar e desenvolver a sua vertente de I&D e negócio ligada as Cidades Inteligentes, a Microio constituiu o consórcio Citibrain, juntamente com dois parceiros, respetivamente, experts em software e comunicações, partilhando os mesmos interesses estratégicos de desenvolvimento desta área e com vários anos de experiência de trabalho conjunto.

Através deste consórcio, estruturou-se e fortaleceu-se a interligação entre o trabalho realizado por parte das três entidades na área das Cidades Inteligentes, conseguindo-se desta forma proporcionar a um amplo leque de stakeholders, em mercados estratégicos para os três parceiros, um amplo ecossistema de soluções urbanas integráveis e interoperáveis. Constituindo-se, assim, o mecanismo de abordagem ao mercado das três empresas e um portfólio agregado ímpar, extremamente competitivo em termos da oferta de soluções, competências técnicas e modelos de negócios, e uma superior capacidade de disseminação e penetração de mercado do que a apresentada por qualquer um dos parceiros, isoladamente.

Apesar de se considerar que tecnologicamente o S.E.I. se apresenta ao nível, ou mesmo à frente, da sua competição, alguns dos players no mercado apresentam uma presença no mercado já mais duradora e consolidada, pelo que não basta definir uma estratégia de negócio apenas com aquilo que o sistema consegue alcançar atualmente, mas considerando também as características e objetivos de negócio que se pretendem alcançar no futuro, para assegurar a sua distintividade.

Neste sentido, de forma a alcançar características declaradamente diferenciadoras face à competição, serviços inovadores e tornar, assim, o S.E.I. numa solução disruptiva, procedeu-se à respetiva integração no consórcio Citibrain, enquanto vertical de Smart-parking e parte de um ecossistema urbano de soluções inteligentes interoperáveis. Pretendendo-se o desenvolvimento da solução de estacionamento com o know-how e experiência proveniente das 3 entidades, para dar continuidade ao S.E.I. em vertentes altamente inovadoras. Visando-se, designadamente, serviços de Big Data e Machine Learning para obtenção de modelos preditivos de fluxos de ocupação e compatibilidade com standards abertos como OMA LwM2M, ETSI M2M ou FIWARE NGSI.

smart cities
citibrain